Venda e aluguel de container em Santos/SP - Versibox
Locação de Container – One Way Lease

Locação de Container – One Way Lease

24 ago 2022

Prosseguindo com nosso compromisso de te informar as vantagens de cada modalidade de locação de container, hoje abordaremos o tipo ‘One Way Lease’. Em livre tradução, o termo significa “locação de sentido único”. Mas, na prática, o que isso quer dizer? Basicamente, que você pode alugar um container sem a obrigação de devolvê-lo no porto de origem, podendo entregá-lo no de destino. Suponhamos que sua empresa precise deslocar uma carga saindo do Porto de Santos, com destino a Hamburgo, Alemanha. Não há necessidade de trazer o container de volta para entregá-lo em Santos. Portanto, a devolução pode ser feita em Hamburgo e isso, por mais simples que pareça, traz bastante vantagem.

Locação de Container - One Way Lease

A locação de container marítimo – One Way Lease é uma solução customizada, ou seja, ideal para evitar custos. Até porque, no comércio exterior existem muitas taxas durante o processo logístico. Diante disso, a função desse artigo é te mostrar uma forma mais barata e eficaz de deslocamento.

Evite a demurrage

Quando o assunto é transporte marítimo internacional, a principal taxa chama-se *demurrage*. Esse termo está associado ao atraso na devolução. A saber, trata-se de uma espécie de multa diária relativa ao atraso na entrega do container alugado. Vale ressaltar que essa é uma taxa que varia entre 100 a 300 dólares por dia, o que pode, até mesmo, triplicar os seus custos operacionais.

Portanto, cumprir o prazo de entrega é fundamental para que a locação seja menos dispendiosa. Porém, geralmente, não é tão fácil manter os prazos. Afinal, por tratar-se de distâncias muito longas, podem surgir alguns empecilhos inesperados ao longo do caminho, podemos citar:

  • Demora no desembaraço da mercadoria

Cargas complexas e/ou mais pesadas tendem a possuir maior grau de dificuldade na hora da remoção. Sendo assim, o container passa mais tempo do que o esperado com o contratante, o que gera a cobrança da demurrage.

Além disso, alguns produtos (alimentos, material hospitalar, cosméticos, etc) precisam de anuência de órgãos fiscalizadores, como ANVISA ou Ministério da Agricultura, por exemplo. Muitas vezes, esse atendimento é demorado, gerando atrasos na liberação da carga.

  • Necessidade emergencial de permanecer com o container

Imagine que, ao chegar no porto de destino, aconteça algum empecilho que atrapalhe a retirada da mercadoria em tempo hábil. Assim sendo, o container precisará ser usado como depósito para proteger a carga, até que a liberação possa ser efetivada. Nesse contexto, também seria inviável devolvê-lo o que acarretaria na temida taxa.

Modalidade One Way Lease e a isenção da Demurrage

Como mostrado anteriormente, cumprir os prazos é essencial para evitar a cobrança da taxa de demurrage, mas, nem sempre, se tem controle de tais prazos, pois há muitos fatores que podem atrapalhar essa logística. Diante disso, a modalidade One Way Lease é, definitivamente, a melhor escolha, pois ela é isenta de taxa de demurrage. Essa característica, certamente, oferece ao locatário uma tranquilidade muito maior. Afinal, mesmo que surjam intempéries que ocasionem o atraso, não haverá grande prejuízo financeiro decorrente disso.

A nível de curiosidade: a isenção da demurrage decorre do fato de a locação One Way Lease ser uma modalidade voltada para locadoras de container. Assim, a “Leasing” paga um pick up charge por um período que, caso estourado, gera uma cobrança por dia excedente. Entretanto, a cobrança adicional é o valor de uma diária, não de uma multa, sendo bem mais barata do que a taxa de demurrage.

Outras vantagens da Locação One Way Lease

A modalidade One Way Lease é vantajosa, tanto para locatário, quanto para locador. A saber, atualmente há uma defasagem na quantidade de containers em circulação. Assim sendo, não precisar trazer o container de volta ao porto de origem é uma forma de suprir a falta do armador. Afinal, num contexto de alta demanda, não seria vantajoso para ninguém um container circulando vazio. Além disso, outra vantagem da locação One Way Lease está na contratação de navios afretados de cargas soltas. Eles normalmente são utilizados no transporte de cargas excepcionais ou excedentes.

Em resumo, adotar o modelo de locação de container marítimo – One Way Lease é a saída mais viável para se livrar de diversos problemas. Isso porque utiliza-se o container apenas na viagem de ida, tornando o deslocamento breve. Afinal, retira-se o container no porto de origem e devolve-se no porto de destino. Ou seja, menor chance de atrasos por parte da logística. Além disso, a isenção da demurrage evita que o cliente gaste uma fortuna com multas. Outra vantagem é a customização que facilita a contratação de navios afretados. Por fim, a One Way Lease é um excelente método para driblar a demanda de containers no mercado atual.

Em conclusão, a locação de container marítimo – One Way Lease é fundamental para o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, nós da Versibox, oferecemos as melhores condições de aluguel. Quer saber mais sobre o assunto, clique aqui https://versibox.com/blog/locacao-de-container-conheca-as-principais-vantagens/

Compartilhar: