Já falamos sobre os tipos e tamanhos de containers, onde existem inúmeros, cada um com uma função. Mas dentre os tipos de containers, existem algumas classificações, em que qualificamos o estado físico desses containers. Ou seja, containers que precisam de reparos e os que não precisam ser reparados, assim é possível escolher qual container comprar para a devida utilização.
Conheça as classificações de container. As mais utilizadas são:
Container AS IS
Container Cargo Worthy
Container IICL
Container WWT
Container AS IS

A primeira classificação é mais conhecida: o container AS IS. Como o próprio nome já cita, “como está”, são unidades que não foram reparadas e são comercializadas da maneira que estão.
Isso não significa que o container está ruim, um container pode retornar do seu local de utilização ou uma viagem e não ter danos. Dessa forma, o container pode estar em bom estado, ou pode ter retornado com algum dano. Como por exemplo de danos, temos: furos no teto ou laterais, piso danificado ou borracha de porta sem vedação, mas mesmo assim, pode ser comercializado dessa maneira. Então, o container AS IS é vendido da maneira que está, sem nenhum trabalho de reparo, podendo esse container ter danos ou não.
Container Cargo Worthy

Outra classificação muito comum na venda de container é o Cargo Worthy. Também conhecida no mercado mundial de forma simplificada, como: CW. Na tradução ao pé da letra significa “digno para carga”. Portanto, são containers que são reparados e inspecionados para serem utilizados no transporte.
O CW é um critério não tão rigoroso como o IICL, porém em conformidade com os padrões ISO e CSC. Portanto, o container Cargo Worthy é vistoriado e reparado de acordo com os critérios internacionais, de forma que esteja apto para o transporte internacional de mercadorias.
Container IICL

Mais rigoroso que o Cargo Worthy, a terceira classificação de container é o critério IICL, a qual foi criada pelo Institute of International Container Lessors, por isso possui a sigla IICL.
Esse critério é o mais rígido, pois as avarias ocorridas no container devem ser mais apuradas e, se necessário, devem ser reparadas. Além do que já ocorre no Cargo Worthy, onde os containers são adequados para colocar carga para o transporte internacional, o IICL tem critérios mais rígidos de amassamento das laterais, teto, portas e a parte frontal do container, além da delaminação do piso.
Container WWT
E não tão conhecido no Brasil, existe o Wind and Water Tight, ou WWT. Como o nome já diz, significa “estanque de vento e água”. Ou seja, o container está devidamente vedado, sem furos e ou problemas nas borrachas de vedação das portas. O critério WWT é muito semelhante ao Cargo Worthy, com a diferença da revalidação da placa CSC, pois containers enquadrados nesse critério de reparo e inspeção, são direcionados normalmente para armazenagem estática.
Como Escolher a Classificação Certa na Compra de Container
A chave para o sucesso na compra de container é alinhar a classificação (AS IS, CW, IICL ou WWT) com a finalidade de uso do equipamento. Se o objetivo é o transporte internacional de mercadorias, as classificações Cargo Worthy (CW) ou IICL são obrigatórias, garantindo a aceitação por armadores e terminais. Para projetos de armazenagem estática ou adaptação (módulos habitacionais), a classificação WWT (vedado contra intempéries) oferece o melhor custo-benefício. Já a classificação AS IS é recomendada apenas para compradores que possuem estrutura de reparo própria ou que necessitam do container para projetos onde o estado de conservação não é uma prioridade, exigindo sempre uma inspeção cuidadosa.
Compra de containers é com a Versibox
A Versibox está apta para atender seu projeto independentemente do tamanho, podemos trazer containers novos diretamente para o seu local de uso.
Estando representada globalmente, não somente em Santos – São Paulo, a Versibox está presente em inúmeros portos e países, com uma grande cadeia de afiliados.
Na Versibox, você encontrará ideias diversas e resultados pertinentes à venda, compra e locação de containers marítimos. Constantemente objetivando qualidade e ética em cada uma de suas atividades. Sugerimos resultados customizados e inovadores, considerando as exigências de compra e venda de containers do cliente. Somos uma empresa que busca caminhos versáteis para diferentes finalidades, atendendo à expectativa dos nossos clientes em tudo que se refere à venda e compra de containers.
Procuramos incessantemente formular um relacionamento duradouro de valor com todas as partes envolvidas, assim acreditamos progredir com confiança, qualidade, solidez e rentabilidade.
A Versibox foi criada com a ideia de que a confiança é construída a partir de um verdadeiro relacionamento com clientes e fornecedores.
Entre em contato com a Versibox
Mande uma mensagem por e-mail, ligue, ou preencha aqui o formulário do site. Estamos aguardando o seu contato!
FAQ: Classificações de Container e a Melhor Opção para sua Compra
1. Qual classificação de container a Versibox recomenda para o transporte marítimo?
Para o transporte marítimo internacional, a Versibox recomenda a classificação Cargo Worthy (CW) ou IICL. Ambas garantem que o container está em conformidade com as normas ISO e CSC, sendo aceito pelas companhias de navegação. A escolha entre CW e IICL dependerá do rigor exigido pelo seu projeto ou armador.
2. Qual é a principal diferença de custo entre um container AS IS e um IICL?
O container AS IS é geralmente o mais barato, pois o preço reflete o risco de danos não reparados. O container IICL é o mais caro, pois passou pelo processo de reparo mais rigoroso do mercado. A compra de container IICL garante um equipamento com vida útil estendida e excelente estado de conservação.
3. Um container WWT pode ser usado para transporte internacional?
Geralmente não. A classificação WWT (Wind and Water Tight) garante que o container está vedado contra a entrada de água e vento, sendo perfeito para armazenagem ou módulos. Contudo, ela não assegura que a estrutura está apta para suportar o empilhamento e os esforços dinâmicos de um navio, o que é exigido pela Placa CSC.
4. A classificação IICL é a mesma coisa que container novo?
Não. Um container IICL é um container usado que foi reparado sob o critério mais rigoroso da indústria, mantendo um padrão de qualidade altíssimo. Um container novo (One Trip) é aquele que fez apenas uma viagem da fábrica ao porto de destino, apresentando desgaste mínimo. Ambos são de excelente qualidade, mas o IICL é usado e o novo é praticamente virgem.
5. Por que devo ter cautela ao realizar a compra de container com classificação AS IS?
Ao optar pela compra de container AS IS, você assume o risco de que ele tenha danos (furos, problemas no piso ou na vedação) que não foram inspecionados ou reparados. Se o seu uso exige estanqueidade (proteção contra água), você precisará inspecionar e reparar o container por conta própria, o que pode aumentar o custo final.
A Versibox, localizada em Santos – São Paulo, é uma empresa global especializada na venda, compra e locação de containers marítimos e módulos habitacionais. Além de venda e compra, trabalhamos com leasing e projetos.



