Venda e aluguel de container em Santos/SP - Versibox
Saiba a importância da compra de container vistoriado

Saiba a importância da compra de container vistoriado

13 set 2019

Já falamos nesse blog sobre as classificações de containers, explicamos as mais comuns e conhecidas no mercado. Dentre as classificações, a Versibox utiliza como critério a classificação Cargo Worthy, ou CW, para containers que serão utilizados no transporte de cargas, isso tanto na venda de container como na locação.

Trazemos no post de hoje informações sobre a inspeção de container, o que garante se o container está em bom estado e apto para o transporte de carga. Entenda como funciona essa vistoria e qual a importância de realizá-la antes de finalizar a compra de container.

Índice

Quando é feita a inspeção de containers?
Por quem é feita?
Como a inspeção de containers é feita?
Qual a importância da inspeção antes da compra de container?

Quando é feita a inspeção de containers?

A inspeção de container deve ser feita sempre antes de entregar um container ao cliente que irá utilizá-lo para transporte, seja como venda de container ou locação.

Por quem é feita?

Para fazer a inspeção de container, uma empresa de vistoria deve ser selecionada. A Versibox possui várias empresas parceiras e credenciadas, que podem realizar o serviço.

Como a inspeção de containers é feita?

Antes de o cliente realizar a compra do container, o primeiro passo para inspecioná-lo é posicionar a unidade em um local adequado, com espaço e claridade, onde o vistoriador possa ter a visão completa de todos os lados do container.

Após posicionado, o vistoriador olha todas as laterais do container, a parte frontal, bem como a parte de baixo e portas. Assim, é verificado pontos que estejam amassados, se não são muito profundos, de forma que irá atrapalhar a acomodação da carga internamente. Também é verificado se há alguma corrosão que possa comprometer o container.

Na porta, especificamente, o profissional verifica as borrachas de vedação, se estão desgastadas, ressecadas ou soltas, comprometendo a vedação do container. Além da parte externa, é verificada a parte interna, onde é checado se o piso está quebrado ou com algum problema, além das paredes internas, se estão com pontos de contaminação de alguma carga já transportada.

Também é feito o teste de luz: o container é fechado, sendo possível observar se há passagem de luz por algum eventual furo que venha a ter.

Além desses locais de inspeção, é verificada toda parte estrutural do container. De uma forma geral, o vistoriador verifica se esse container está apto para receber carga e se pode ser utilizado no transporte de forma segura.

Containers refrigerados, além das partes mencionadas de estrutura e vedação, é feito o PTI, sigla em inglês de Pre-trip inspection, onde o container é ligado e é checado se está em perfeito funcionamento, sem nenhuma falha.

E containers especiais, no caso do open top, além das laterais, frontal, portas e piso, é checado se a lona está em perfeito e estado.

Também, em todos os containers, para que as unidades estejam de acordo com o critério Cargo Worthy, é checada a placa CSC, se está completa e válida. Caso seja necessário, é colado o selo do ACEP. Além da CSC, é verificado todos os números e marcações externas dos containers, como por exemplo o painel de peso.

Placa CSC

Qual a importância da inspeção antes da compra de container?

A vistoria assegura que o container está apto para receber carga e poderá ser utilizado no transporte de cargas de forma segura. Imaginamos que por acaso ocorra um sinistro com a carga, realizada a inspeção e tendo em mãos seu relatório, é possível apresentar à companhia de seguros que o container estava apto para ser usado no transporte e que o sinistro deve ter ocorrido por algum outro motivo.

Além da parte de segurança, muitos armadores e companhias de navegação solicitam que empresas que embarcam como SOC (Shipper own container) apresentem um relatório atestando que esse container está reparado e vistoriado de acordo com as normas internacionais, não colocando o navio e demais cargas embarcadas em risco.

A Versibox tem o comprometimento, o cuidado e a responsabilidade de entregar aos clientes que adquirem unidades Cargo Worthy, containers aptos para o transporte de carga, reparados, vistoriados e certificados.

Container: onde comprar? Conheça a Versibox

Estamos aptos para atender seu projeto independentemente do tamanho. Podemos trazer containers novos diretamente para o seu local de uso.

A Versibox está presente em diversos portos e países, com uma grande rede de parceiros. Atuamos globalmente, não apenas em Santos – São Paulo.

Na Versibox, você encontrará ideias variadas e soluções relacionados à venda, compra e locação de containers marítimos.

A Versibox foi criada com a ideia de que a confiança é construída a partir de um verdadeiro relacionamento com clientes e fornecedores.

Entre em contato com a Versibox

Mande uma mensagem por e-mail, ligue, ou preencha aqui o formulário do site. Estamos aguardando o seu contato!


A Versibox, localizada em Santos – São Paulo, é uma empresa global especializada na venda, compra e locação de containers marítimos e módulos habitacionais. Além de venda e compra, trabalhamos com leasing e projetos.