Venda e aluguel de container em Santos/SP - Versibox
Compra de container: entenda a importância da numeração de cada unidade

Compra de container: entenda a importância da numeração de cada unidade

11 nov 2019

Você sabia que todo container tem um código de identificação? Fique atento antes de realizar sua compra

Muitos usuários que realizam a compra de container já notaram que o container tem um número gravado em todas as suas laterais e na placa CSC, esse número serve para, além de identificar o determinado container, saber a sua propriedade.

Mesmo tendo observado a numeração, muitos usuários não sabem o que ela significa. Por isso, explicamos no texto de hoje como funciona o número de identificação do container, bem como qual sua importância. Confira abaixo!

Índice:

Como funciona o número de identificação do container?
Por que o número de identificação é importante?


Como funciona o número de identificação do container?

Antes de explicar melhor sobre o número, devemos entender que a numeração de containers é organizada pelo BIC (Bureau International des Containers), que é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o crescimento seguro e sustentável do transporte em containers. Essa instituição organiza e possui o banco de dados de todo registro de posse e numeração de todos os containers marítimos.

A numeração de um container é composta por um prefixo de quatro letras, onde as três primeiras são a sigla do proprietário, seguida da letra U, de unit (“unidade”, em inglês). Além das quatro letras, existem seis números, sendo cinco números e um dígito.

Todo container marítimo e no padrão ISO, que são utilizados para o transporte internacional de cargas, deve ter a sua numeração completa. Essa numeração serve para identificar o container onde ele estiver, no navio, no terminal de armazenamento, ou poder localizar ele no momento de carga ou descarga em qualquer uma das etapas de transporte.

Todo container utilizado para o transporte de carga deve conter esse padrão de numeração, quatro letras, sendo a última “U”, seis dígitos e um dígito, por exemplo AAAU000000-0.

Por que o número de identificação é importante?

Além de servir como identificação visual, a numeração do container serve como identificação documental, onde ele é registrado em todos os documentos e processos necessários no transporte internacional, além de ter a relação de cargas de um determinado container.

Outro ponto muito importante é que o número do container é utilizado para o registro da nacionalização. A nacionalização é necessária em muitos países, em especial no Brasil. É registrada a numeração do container em toda documentação pertinente para nacionalização.

Antes da compra de container, confira sempre se a unidade está com a numeração completa e adequada. Containers com números errados e/ou faltando podem gerar um grande problema na hora do embarque, companhias de navegação podem recusar o determinado container e, dessa forma, gerar um grande contratempo.

Conheça a Versibox para compra e venda de container

Independentemente do tamanho do projeto, a Versibox está apta para efetuá-lo. Podemos trazer containers novos diretamente para o seu local de uso. Estamos presentes em diversos portos e países, com uma grande rede de parceiros. Atuamos globalmente, não apenas em Santos – São Paulo. Na Versibox, você encontrará ideias variadas e soluções relacionados à venda de container marítimos, compra e locação, bem como a recompra de containers (recurso que evita as taxas de demurrage).

A Versibox foi criada com a ideia de que a confiança é construída a partir de um verdadeiro relacionamento com clientes e fornecedores.

Entre em contato com a Versibox

Mande uma mensagem por e-mail, ligue ou preencha aqui o formulário do site. Estamos aguardando o seu contato.


A Versibox, localizada em Santos – São Paulo, é uma empresa global especializada na venda, compra e locação de containers marítimos e módulos habitacionais. Além de venda e compra, trabalhamos com leasing e projetos.

Compartilhar: